A versão King James (KJV, do inglês King James Version) é uma tradução em inglês da Bíblia Cristã para a Igreja da Inglaterra, iniciada em 1604, concluída e publicada em 1611, sob o patrocínio do rei James VI. Os livros da Versão King James incluem os 39 livros do Antigo Testamento e os 27 livros do Novo Testamento. Notável por sua "majestade de estilo", a King James foi descrita como um dos livros mais importantes e uma força motriz na formação da cultura e da língua inglesa.

Considerada um padrão para muitas outras traduções, a King James Version é provavelmente a versão mais impressa da história. Tendo em vista essa história de mais de 400 anos, o Repositório Cristão, baseado na ideia da Bíblia Livre, iniciou um projeto de tradução da King James com objetivo de disponibilizá-la gratuitamente, intitulado King James Livre.

KJL não pretende ser uma tradução perfeita da King James, considerando que a versão de 1611 contém termos de difícil compreensão nos contextos inseridos e em relação as traduções já existentes em português da KJV, nem pretende ser uma versão bíblica superior as demais, quer sejam baseados em Textus Receptus e Texto Crítico: a ideia é disponibilizar uma versão que seja livre de direitos autorais, e que possua a ideia de uma leitura da KJV, com termos adequados à compreensão contemporânea, mas tentando preservar ao máximo a versão original.

Dados:
Versão de referência: King James Version (clique aqui)
Versões para comparação: Almeida Revista e Corrigida, 1860 (clique aqui), Bíblia Livre (clique aqui), Revised Version, 1913 (clique aqui), Tradução Brasileira da Bíblia, 1917 (clique aqui).